terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Qual é o verdadeiro significado do carnaval?

Hoje notamos o esvaziamento do verdadeiro singnificado do Carnaval dentre outras datas comemorativas, o Carnaval de hoje já não é mais o mesmo de quando eu era pequena, é fato! Hoje existe uma extrema comercialização desta data festiva regada a bebida, drogas e sexo sem compromisso. Aí cabe a pergunta, vocês sabem o verdadeiro significado do carnaval?
 
"O Carnaval, embora não seja em si uma festividade católica, é uma festividade que apenas existe graças ao Catolicismo. Carnaval vem de "carne vale", ou seja, o "adeus à carne". Quer isto dizer que as pessoas tendiam a usar este dia para banquetear-se com carne e outros divertimentos, a fim de armazenarem as energias psicológicas necessárias aos 40 dias de jejum e penitência da Quaresma.
No entanto, verifica-se hoje uma perversão no sentido original das coisas... As pessoas festejam livremente o Carnaval, mas não jejuam nem se penitenciam na Quaresma. Significa então que festejam... o quê? O "adeus à carne"? Não há adeus à carne quando, no dia seguinte, se vai comer carne!
Daqui se depreende que as pessoas festejam o Carnaval, mas não festejam o seu significado real. Que é o mesmo que dizer que festejam sem motivo. Festejam simplesmente para terem um pretexto para festejar. O festejo é um fim em si mesmo.
Podem, deste modo, festejar o Carnaval na 3ª feira e, na 4ª feira seguinte (se tiverem forças para isso), festejar outra coisa qualquer, mesmo que sem qualquer motivo específico para isso.
Estes novos festejos não são, por isso, festas no verdadeiro sentido da palavra. São alienações. Uma forma de as pessoas tentarem esquecer as agruras das suas vidas, limitando-se pura e simplesmente a abstrair-se delas, a não pensar nelas.
O problema é que, esvaziando os festejos de qualquer sentido, o que se obtém é a banalização da festa. O facto de se estar sempre a festejar, acaba por aborrecer, por enfastiar. Demasiado bolo é enjoativo, demasiados bailes são cansativos. E, em breve, deixa de haver o que quer que seja de especial numa festa. Apenas a alienação resta..."

" A Quaresma é sombra da Páscoa, tal como o Carnaval é sombra da Quaresma!"

Não estou julgando ninguém, só quis mostrar o outro lado do Carnaval, não somente o lado da festa, da euforia e dos dias sem dormir, Carnaval é muito mais do que isso!
Então meninas, um bom feriado para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário